segunda-feira, 28 de outubro de 2013

II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social

Local: Escola Especial Professor Alfredo Dub
Endereço: Rua Zola Amaro, 379
Pelotas – RS
29 e 30 de outubro
Temáticas principais desta 2ª edição:
Inclusão Laboral e Escolar de Pessoas com Deficiência - Mesa com Prof. Romeu Sassaki – Consultor de Inclusão – e Prof Alexandre Carriconde Marques – ESEF/UFPEL.
Acessibilidade Universal – Engº Frederico Viebig - Coordenador do GT de Sinalização da NBR 9050 e da Norma Brasileira de Acessibilidade em Estádios – e Leandro Pereira, Administrador de Empresas, Especialista em Gestão Ambiental e Consultor em Mídias Acessíveis.
Tecnologias Assistivas - Mesa com João Paulo de Oliveira – CEO da empresa Proativa –  e Fabiane da Silva – Professora e Pesquisadora, Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação.
Inclusão Cultural de Pessoas com Deficiência – Festival Internacional de Cinema Assim Vivemos
A implementação das políticas de inclusão social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense fundamenta-se na transformação dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Esta transformação promoveu mudanças estruturais bem como nas concepções e diretrizes políticas e de gestão. Assim, os Institutos Federais, enquanto política pública, assumiram o papel de desenvolver ações para a inclusão de segmentos da sociedade que, por diversas razões, estiveram à margem dos processos de formação profissional e inclusão social.  Neste aspecto, para garantir o acesso amplo à educação, oCampus Pelotas Visconde da Graça do IFSUL tem estado comprometido em implementar processos, públicos e gratuitos, vinculados às atividades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social.
Dentre estes comprometimentos estão às políticas inclusivas definidas pelas diretrizes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), com atenção especial, no caso deste Seminário, ao atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas. Dessa forma, em consonância com tais diretrizes, as ações são desenvolvidas, conforme as necessidades internas e com as realidades das comunidades locais e regionais na área de abrangência do IFSUL, contribuindo para a democratização do conhecimento e a promoção da melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade. A Instituição reúne elementos singulares para a definição de sua identidade, assumindo papel representativo de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constrói uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade. Assim, este II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social do CAVG/IFSul tem por objetivo promover a sensibilização da comunidade bem como qualificar de profissionais locais e regionais  através de um ciclo de filmes curtas-metragens (através do Festival de Cinema Assim Vivemos) seguidos de palestras e debates que serão realizados, ao longo do evento, com profissionais renomados na tema inclusão e acessibilidade.
Público-alvo: Comunidade de pessoas com necessidades específicas; Profissionais, organizações sociais e instituições públicas e privadas ligadas à área de inclusão e acessibilidade; Gestores públicos; Professores e pesquisadores da área da inclusão e acessibilidade; Comunidade e famílias de alunos com necessidades específicas e sociedade em geral.

Material do site: http://www.ifsul.edu.br/sncti/

Nenhum comentário:

Postar um comentário